Densidade do níquel: características e composição do metal

Existem diversos tipos de metal para uso industrial, e cada um deles tem as suas aplicações e indicações de uso. Um deles é o níquel, usado para fabricação do aço inoxidável, cunhagem de moedas, baterias recarregáveis, etc. A densidade do níquel e suas características falam muito sobre a sua importância na indústria.

Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o metal, suas propriedades e demais informações sobre seu uso industrial? Vem com a gente e confira!

Qual é a densidade do níquel e o que é a densidade de um metal?

Todos os átomos possuem a sua densidade, e assim é com os metais. A densidade do níquel é de 8,90 g/cm³, e pode mudar de acordo com a temperatura a que o material é exposto. 

Para entender melhor esse dado, é importante entender o conceito de densidade. A densidade é a razão entre a massa (peso) do metal e o volume ocupado por ele. Os metais são divididos em quatro grupos, de acordo com a sua densidade: metais leves (alumínio e magnésio), pouco pesados (zinco, ferro, cobre, níquel, estanho), metais pesados (prata, chumbo, mercúrio) e metais muito pesados (platina, ouro).

Dessa forma, o níquel é considerado um metal pouco pesado, o que o torna mais maleável, levemente duro e usado em diversas aplicações industriais, desde na área da saúde até na cunhagem de moedas.

O que é níquel?

O níquel é um metal pouco pesado que se encontra no quarto período da tabela periódica, com coloração branco-prateada, maleável, resistente à corrosão e levemente duro, é conhecido pelo seu magnetismo, transformando-se em ímã em contato com campos magnéticos. É obtido através de minerais lateríticos (oxidados) ou sulfetados.

Além disso, o níquel puro pode ser produzido por tecnologias piro metalúrgicas ou hidrometalúrgicas, onde após britagem e moagem do minério, são obtidos compostos de níquel em solução para que, ao serem submetidos a tratamentos eletroquímicos, sejam usados para obter o metal de forma pura.

Leia também: TITÂNIO É METAL? TIRE A SUA DÚVIDA E SAIBA MAIS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO ELEMENTO

Quais são as características?

O níquel é um metal resistente à oxidação e corrosão, levemente duro e resistente a temperaturas altas, pois mantém suas propriedades físicas mesmo quando submetido a tratamentos térmicos em alta temperatura. 

Com as suas características, é capaz de melhorar as propriedades dos metais e ligas em que é associado, logo, é considerado um material imprescindível devido a sua boa performance no ambiente industrial e resultados de grande eficácia em todas as suas aplicações.

Quais são as propriedades do níquel?

O níquel é um metal de características bastante peculiares, como mostramos acima. Suas propriedades falam muito sobre a sua aplicação industrial, e com isso, mostram a sua importância na sociedade e em diversos processos de produção. As principais propriedades do níquel são:

  • Série química: metal de transição
  • Eletronegatividade: 1,91
  • Número atômico: 28
  • Massa atômica: 58,7 u
  • Símbolo: Ni
  • Ponto de ebulição: 2732°C
  • Ponto de fusão: 1453°C

Quais são as aplicações do níquel na indústria?

densidade do níquel

Em países industrializados, a estimativa é de que 70% do níquel seja usado para fabricação de aço inoxidável na siderurgia. Além disso, o níquel é usado para produção de ligas não ferrosas, usadas na galvanoplastia e em diversos outros processos, é usado também em ligas de aço, laminação e fundição.

Hoje em dia é possível, também, que o níquel seja usado de forma reciclada, não somente de fonte primária, dando origem a sucata de níquel ou níquel secundário, que evita o desperdício de material.

Mas, sem sombra de dúvidas, o uso mais comum do níquel é a cunhagem de moedas. Nos Estados Unidos, inclusive, a moeda de cinco centavos é conhecida como “nickel” (níquel, em inglês). É usado também como catalisador de reações de hidrogenação e em baterias recarregáveis, chamadas de baterias níquel-cádmio.

Além disso, o níquel é utilizado para:

  • Cordas de guitarra e outros instrumentos musicais;
  • Catalisador da hidrogenação de óleos vegetais;
  • Como alnico para ligas para ímãs;
  • Revestimentos metálicos;
  • Liga níquel-titânio usada na odontologia, na confecção de fios ortodôntica;
  • Cadinhos de laboratórios químicos.

Precauções ao ter contato com o níquel

O níquel está classificado no nível mais perigoso de substâncias cancerígenas entre os metais e demais substâncias químicas, estando no grupo 1. Contudo, não conta com provas suficientes de que possa causar câncer em animais ou seres humanos, o que ainda é uma área de estudo em diversos laboratórios e universidades em todo mundo.

Alguns estudos recentes com trabalhadores que se expõe ao níquel metálico confirmam o baixo risco de desenvolvimento de câncer respiratório. Ainda assim, se empregam máscaras ao lidar com níquel de forma direta, por mais que esse risco seja mínimo.

Ligas de níquel na Dustre

A Dustre trabalha com níquel em diversas linhagens, todas de qualidade para que a sua indústria tenha acesso aos melhores insumos em metal. Confira as ligas de níquel e modalidades que disponibilizamos:

  • Alloy 20
  • Níquel 200;
  • Incolloy 800 H;
  • Inconel 600;
  • Inconel 601;
  • Inconel 625;
  • Inconel 718;
  • Monel 400;
  • Monel K500.

Dustre: somos especializados em ligas de níquel da mais alta qualidade

A Dustre é uma empresa especializada em fornecer aços ligas, níquel, aços inoxidáveis, ligas especiais e ligas de níquel de alta qualidade às indústrias. Somos especializados em aço, em ligas com o material em sua composição e nos mais variados tipos do metal, desde aço ferroso, não ferroso, inoxidável, especial, etc.

Nossas ligas de níquel são da melhor qualidade, trazendo mais resistência à corrosão e a temperatura, e também, mais maleabilidade aos materiais e processos de produção em que é empregado.

Temos em estoque os produtos de alto nível que a sua empresa precisa, como tubos, forjados, barras, chapas e muito mais. Todos os nossos produtos são direto da fábrica para os distribuidores e indústrias e acabamento de metal, como o segmento aeroespacial, automotivo, arquitetônico, biomédico, processamento químico, petróleo, marinho, etc.

Nosso maior compromisso é com o bom desempenho dos nossos produtos e com a satisfação dos clientes. Nossos consultores capacitados estão sempre prontos a buscar as melhores soluções para a sua empresa.

Nosso conhecimento específico da indústria, junto com o comprometimento da nossa equipe e estoque de qualidade nos permite fornecer de forma consistente e personalizada as soluções em aço e titânio que os nossos clientes precisam.

Para mais informações sobre o nosso trabalho e produtos, e como contribuímos para a eficácia do seu sistema de produção e indústria, entre em contato! 

 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba Novidades por Email!

Receba novidades de novos artigos por email

A proteção dos seus dados é importante pra nós. Confira nossa Política de Privacidade

Você também vai gostar desses artigos