Revenimento

O revenimento consiste em um tratamento térmico realizado no objetivo de alteração das propriedades e componentes do aço. Sendo assim, é por meio dele que são realizadas correções neste material – que, geralmente, são decorrentes do processo de têmpera. Sendo assim, o tratamento costuma ser aplicado em diferentes processos em que o aço é resfriado ou aquecido nas mais variadas condições.

Com outras palavras, podemos definir o revenimento como um procedimento feito após o endurecimento do aço por têmpera. Isso porque os materiais/peças que sofrem por têmpera costumam ser mais fracas e até mesmo constantemente quebradiças.

Não à toa, o principal objetivo do procedimento de revenimento é acabar com a fragilidade causada pela têmpera.

E o resultado deste tipo de processo você já deve imaginar: dureza, tenacidade, estabilidade na estrutura do material, ductilidade e resistência para a peça em questão. Vale lembrar que as propriedades e características resultantes do procedimento vão depender tanto do tipo de aço como da temperatura em que ele foi exposto.

A fragilidade dos materiais expostos à têmpera acontece por conta de uma substância denominada ‘martensita’. Essa martensita, quando é aquecida, perde a sua estabilidade e pode se transformar em duas diferentes fases – a de cementita ou ferrita.

Com base nessa introdução, confira a seguir como o procedimento de revenimento ocorre.

SOBRE O PROCESSO DE REVENIMENTO

Como já vimos anteriormente, a têmpera é capaz de aumentar a fragilidade do aço, o que faz com que ele perca a sua resistência a procedimentos de choque e crie algo como ‘tensões internas’ em sua estrutura. Ambos esses problemas podem ser corrigidos por meio do tratamento térmico denominado revenimento.

No procedimento de revenimento, a peça temperada em questão é reaquecida. Porém, essa nova temperatura deve ser muito mais baixa do que quando em comparação à temperatura da têmpera.

O tempo e a temperatura do revenimento são o que vão determinar as propriedades finais do aço em questão. Quanto maior é a temperatura e o tempo de exposição do aço, mais dúctil ele será.

Além disso, outro fator que também influencia diretamente no procedimento de revenimento são os elementos que compõem a liga do aço. Isso porque, durante o processo, são eles que alteram o tipo do comportamento do aço.

Geralmente, a temperatura do procedimento de revenimento fica entre 150 a até 600 graus célsius. Já nas primeiras faixas de temperatura as mudanças são bem expressivas na diminuição da dureza. Já o endurecimento secundário só ocorre a partir dos 400 graus.

Enquanto isso, o tempo total do mesmo varia de uma a três horas. Em todos os casos, quanto maior é a temperatura, maior será a redução da dureza original do aço, causada por conta da têmpera.

MAS AFINAL, PARA QUE ESSE PROCEDIMENTO É REALIZADO?

O processo de revenimento é utilizado principalmente para a composição de molas. Mas de forma geral, tanto o tempo com a velocidade deste processo são escolhidos com base nas necessidades específicas de cada cliente, fábrica ou indústria. As suas principais vantagens, por sua vez, são a garantia de maior elasticidade, resistência e ductilidade para o aço.

Serviços relacionados

Entre em contato
e peça já seu orçamento

Solicite já um orçamento