Serviço de recozimento de aço

recozimento de aço está entre os mais populares tratamentos térmicos realizados em materiais. O processo ocorre a partir do aquecimento do mesmo e possui diferentes resultados, o que irá depender tanto da temperatura como do tempo de exposição.

Depois do aquecimento da peça (ou do conjunto de peças) de aço, o próximo passo é o resfriamento – que também ocorre em diferentes condições e velocidades. Em procedimentos térmicos como o recozimento de aço, seu objetivo é diminuir a dureza da peça de aço – o que aumentará as suas aplicações, assim como a sua usinabilidade.

A temperatura é sempre definida com base no tipo de aço em questão – o que é feito mediante consulta do aço em sua tabela de fabricação. Já o resfriamento é feito de forma lenta e dentro de um forno previamente aquecido em temperatura ambiente.

De modo geral, o recozimento é um tratamento térmico feito quando há o objetivo de alcançar um ou mais entre os objetivos a seguir:

 

  • -> Diminuição da dureza do aço, o que irá melhorar a sua utilização em procedimentos de usinagem;
  • -> Remoção de tensões internas, que geralmente são causadas por tratamentos mecânicos (a quente ou a frio);
  • -> Para alteração de propriedades ou componentes mecânicos do aço, como a sua ductilidade, resistência ou outros;
  • -> Para modificação de aspectos magnéticos ou elétricos do aço;
  • -> Para ajuste do tamanho ou tipo de grão do aço;
  • -> Para remoção de gases ou regularização de texturas amplas e mais brutas;
  • -> E, por fim, para promover a eliminação de qualquer efeito causado a partir de tratamentos mecânicos ou térmicos aos quais o aço tenha sido submetido anteriormente.

O RECOZIMENTO DE AÇO PODE SER DIVIDIDOS EM:

1. Recozimento pleno ou total

Neste tipo de recozimento, o aquecimento do material é realizado acima de sua própria zona crítica. O tempo de exposição depende das particularidades do aço e de sua posterior forma de utilização. Em seguida é realizado um resfriamento lento – com temperatura de, em média, 50 graus acima da zona crítica.

Esse tipo de serviço de recozimento de aço é realizado em um período considerado demasiadamente longo.

 

2. Recozimento cíclico ou recozimento isotérmico

Já esse recozimento é realizado de modo muito similar ao recozimento pleno/total, com a diferença de que o esfriamento realizado no final é muito mais rápido. A estrutura obtida no final, ou seja, após a finalização deste tratamento térmico costuma ser ainda mais plena e uniforme.

 

3. Recozimento voltado ao alívio de tensões

Para o alívio de tensão internas do aço esse é o tipo de serviço de recozimento de aço é mais adequado. Aqui o aquecimento ocorre em temperaturas inferiores à zona crítica do aço. Seu maior objetivo é o de minimizar ou até mesmo eliminar de vez as tensões causadas por processos de endireitamento, solidificação, usinagem, soldagem ou até mesmo corte por chama.

 

4. Recozimento do aço “em caixa”

Por fim, esse tipo de procedimento é realizado para evitar que a superfície de aço seja afetada em estado de oxidação ou outros que podem resultar de tratamentos térmicos.

Serviços relacionados

Entre em contato
e peça já seu orçamento

Solicite já um orçamento