Dureza

A dureza é uma propriedade básica dos materiais sólidos, sendo assim, ela é uma propriedade muito comum das ligas de metal. Vale salientar que a dureza é uma propriedade que pode ser medida de acordo com a capacidade que um material possui para “riscar” o outro material.

No ramo industrial e na metalurgia, a dureza das ligas de metal pode ser avaliada por meio do ensaio da penetração. Nesse aspecto, são utilizadas algumas escalas de avaliação, entre elas é possível citar a escala Brinell, que é usado especialmente nos materiais de metal e foi desenvolvida no ano de 1900, pelo engenheiro Johan august Brinell. O teste básico feito no método Brinell consiste em um objeto penetrante com uma extremidade esférica que possui 10 milímetros de diâmetro e que é feito de aço.

Além do teste de Brinell é possível avaliar também a dureza por meio da escala Meyer. De acordo com esse método, a medição da dureza é obtida por meio da área projetada da impressão e não da área da superfície, uma vez que a superfície, por causa da aplicação exercida pela carga, é de igual valor da carga dividida pela área projetada.

No entanto é válido salientar que, em relação ao método de Brinell, a escala de Meyer é pouco utilizada.

Outros métodos de avaliação

Outro teste de dureza existente é o método Rockwell, esse sim bastante usado na indústria hoje em dia, justamente por não apresentar nenhum tipo de complexidade e podre ser utilizado por qualquer operador.

No método Rockwell o penetrador conta com pesadas esferas feitas de aço e também cones de diamante. Nesse método é possível avaliar o nível da dureza por meio da diferença entre a profundidade de penetração que é o resultado da aplicação de uma carga leve, acompanhada por uma outra carga dotada de uma intensidade mais elevada. Inicialmente a carga aplicada é de 10kgf, acompanhada por uma carga de 60, variando até 100kgf, de acordo com a escala utilizada.

O método Rockwell

Hoje em dia os equipamentos modernos para o método de avaliação Rockwell atendem a pressupostos tecnológicos avançados e são fáceis de usar. Nesse caso, a dureza é fornecida de maneira direta pelo equipamento e cada medição é efetuada em questão de segundos.

No entanto é sempre válido estar ciente de que alguns equívocos podem acontecer se a amostra conta com uma espessura muito pequena, bem como se a impressão acontecer perto de um canto da amostra ou até mesmo perto de outra impressão. Nesse caso, a espessura do material avaliado deve ser vezes superior a profundidade da impressão. Outra característica é que a impressão deve ser realizada a uma distância que equivale a três diâmetros do penetrador. Além disso, a superfície deve ser bastante plana.

As regras que funcionam como as diretrizes do método Rockwell são a ISO 6508-1 e a ASTM E18.

No entanto, além de ter um conhecimento acerca dos métodos de avaliação da dureza, é sempre válido ter em mente que a dureza dos metais é influenciada por fatores como os elementos da liga, o tamanho de grão, ente outras.

Serviços relacionados

Entre em contato
e peça já seu orçamento

Solicite já um orçamento