Para a aplicação industrial, existem diversos tipos de aço e metais que trazem mais resistência e vantagens aos produtos e sua linha de produção, como o aço inoxidável ferrítico.
Por ser alvo de algumas dúvidas, esse tipo de aço nem sempre é explorado como deveria, mas, por ser um material resistente a altas temperaturas, está muito presente em nosso dia a dia, como nos sistemas de exaustão dos carros, por exemplo.
O que é o aço inoxidável ferrítico e quais são as suas características?
Os aços inoxidáveis ferríticos são àqueles compostos por uma liga de Fe-Cr (Ferro e Cromo) contendo de 16 a 30 % de cromo e com teores de carbono inferiores a 0,5%. Essa combinação apresenta uma característica cristalina que é, na maioria das vezes, ferrita.
São aços de boa estampabilidade, ou seja, importantes na fabricação de produtos planos, e tem uma alta resistência à corrosão. Pertencem à família normativa 430, 409 e 410S.
O Aço Inoxidável ferrítico é um dos mais resistentes, e pode suportar as mais variadas situações térmicas.
O aço inoxidável ferrítico do tipo 430 é aplicado, por exemplo, em peças para queimadura de óleo, adornos de arquitetura e aguenta grandes variações de temperatura. Já o tipo 446, por exemplo, oferece resistência em temperaturas ainda maiores.
Qual é a composição do aço inoxidável ferrítico e quais são as suas principais propriedades?
O aço inoxidável ferrítico é composto basicamente de ferro e cromo, com pouca presença de carbono em sua fórmula. Além disso, as principais propriedades do aço inoxidável ferrítico são:
- Magnético;
- Não endurecível;
- Soldável, mas tende a ser frágil nessas condições, a menos que seja recozido após o processo de soldagem;
- Resistente à corrosão;
- Excelente desempenho em ambientes oxidantes;
- Faixa de dureza de 150 a 255 BHN,
- etc.
Quais são as vantagens do aço inoxidável ferrítico?
O aço inoxidável ferrítico tem diversas vantagens em sua aplicação industrial, como por exemplo:
- Resistência térmica;
- Boa usinabilidade;
- Resistência à corrosão;
- Ótima performance em ambientes oxidantes;
- Utilizado em cutelaria e ferramentas gerais;
- Inoxidável;
- Mais facilidade na soldagem,
- etc.
Qual é a diferença entre o aço inoxidável ferrítico e o aço inoxidável normal?
A principal diferença entre o aço inoxidável ferrítico para o aço inoxidável normal é a sua composição. Em sua fórmula, há cerca de 11% a 20% a mais de cromo do que o aço inoxidável normal, que leva em sua fórmula cerca de 10,5% do mesmo componente. No aço ferrítico, também, há menos de 0,5% de carbono em sua composição, e esse elemento é mais abundante no aço inoxidável normal, em cerca de 1,2% de sua fórmula.
Dustre: somos especializados em aços inoxidáveis ferríticos de alta qualidade
A Dustre é uma empresa especializada em fornecer ligas especiais de aço de alta qualidade às indústrias. Conte conosco para o fornecimento de aços inoxidáveis ferríticos.
Uma resposta
Poderia me informar um decapante sem agredir o material, é uma coifa feita do inox 430 que depois de 8 anos começou aparecer pontinhos de oxidação.