Diferença entre revenimento e recozimento

Diferença entre revenimento e recozimento - veja qual é a diferença entre ambos aqui

Ainda em dúvida sobre a diferença entre revenimento e recozimento? Ambos são processos de tratamentos térmicos importantes para a indústria, mas vale a pena entender mais sobre o que é e para que serve cada um deles.

É sobre isso que iremos falar ao longo deste artigo. Vem com a gente.

O que é revenimento?

O revenimento ou revenido é um processo de tratamento térmico no qual o material temperado é aquecido a uma temperatura abaixo de A1 (linha de temperatura crítica para determinados elementos químicos) por um determinado período de tempo e então é resfriado à temperatura ambiente de maneira apropriada. 

O revenimento do material determina a microestrutura e as propriedades do material em estado de serviço (quando utilizado para fins laborais ou industriais), e está relacionado de forma direta com a sua vida útil, por isso, é de extrema importância para a qualidade de fabricação e conservação do material.  

O principal objetivo do revenimento é reduzir ou eliminar a tensão por temperatura, e assim, assegurar maior resistência às altas temperaturas e condições adversas de funcionamento, ou ainda, assegurar a transformação esperada da microestrutura do material, a fim de que o seu tamanho e desempenho sejam estáveis e melhorem a sua plasticidade.

Para isso, é importante escolher temperaturas diferentes de revenido e assim, obter a combinação apropriada de dureza, resistência, plasticidade e tenacidade do material, e assim, atender os diferentes desempenhos e usos aos quais as peças são aplicáveis e ter melhores resultados industriais.

O que é recozimento?

O recozimento é um processo de tratamento térmico que prepara o material e os metais usados, de forma mais comum, em linhas de produção, indústria de diversos nichos, etc. Aqui, o material é aquecido a uma temperatura adequada, que é mantida sobre um certo período de tempo e então é lentamente resfriado.

Após o processo de recozimento, a maioria das peças da máquina e moldes de ferramentas em geral sofre uma heterogeneidade estrutural e perde a tensão interna, a fim de melhorar a composição da peça fundida, soldada ou forjada e assim melhorar ou fazer ajustes necessários das propriedades mecânicas do material.

O seu principal objetivo é homogeneizar a composição química das peças, melhorar suas propriedades tecnológicas e mecânicas, e também reduzir o estresse interno das peças, preparando a sua microestrutura para o tratamento térmico final das peças. De forma resumida, ele amolece o metal e fortalece a sua resistência, reduzindo a fragilidade após o processo de têmpera.

Qual é a diferença entre revenimento e recozimento?

Diferença entre revenimento e recozimento

O recozimento é um processo térmico que tem como principal objetivo alterar as propriedades físicas de um material, tornando-o mais resistente às condições adversas. Ele elimina as características de uma peça que foram obtidas em outros procedimentos, tornando-a mais moldável e com maior capacidade de usinagem e conformabilidade. 

Já o processo de revenimento é um processo de tratamento térmico em que a peça já temperada ou normalizada é submetida a um reaquecimento abaixo da sua zona crítica, e depois passa por um resfriamento adequado. Logo, tem como principal objetivo ajustar as propriedades mecânicas de um material.

Podemos concluir que a principal diferença entre o revenimento e o recozimento é que o revenimento é aplicado logo em seguida da têmpera, com o objetivo de acabar com a fragilidade do material e avaliar as tensões internas, já o recozimento é o primeiro tratamento térmico, com principal objetivo de reduzir ao máximo a dureza do material e aumentar a sua usinabilidade.

Dustre: somos especializados em soluções para prolongar a vida útil das suas peças

Aqui na Dustre nós nos preocupamos com a qualidade das peças das suas máquinas e da sua linha de produção em geral, e com isso, oferecemos o que há de melhor e mais atualizado em tratamentos térmicos, para manter a vida útil dos materiais e conferir mais resistência a temperatura, quedas e outras condições adversas.

Com um equipe especializada em diversos tipos de tratamento térmicos, compreendemos a importância desse serviço e nos comprometemos a entregar o que a sua indústria precisa para uma boa performance, com segurança e sempre visando a duração das peças e um bom custo-benefício.

Nosso maior compromisso é com o bom desempenho dos nossos produtos e com a satisfação dos clientes. Nossos consultores capacitados estão sempre prontos a buscar as melhores soluções para a sua empresa.

Nosso conhecimento específico da indústria, junto com o comprometimento da nossa equipe e estoque de qualidade nos permite fornecer de forma consistente e personalizada as soluções em tratamento térmico que os nossos clientes precisam.

Entre em contato e saiba mais! 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba Novidades por Email!

Receba novidades de novos artigos por email

A proteção dos seus dados é importante pra nós. Confira nossa Política de Privacidade

Você também vai gostar desses artigos