Existem diversos metais com grande importância na indústria, e alguns deles contam com características próprias, que os fazem mais indicados para determinadas aplicações. Um deles é o titânio, ou seja, sim o titânio é metal.
Quer saber mais sobre esse metal, quais são as suas aplicações, suas características e os principais tipos com os quais a Dustre trabalha? Então continue a gente e confira mais informações!
O titânio é um metal? O que é o titânio?
Sim, o titânio é considerado um metal de transição, e que agrega valor às ligas metálicas, por ser leve e bastante resistente. Se trata de um elemento químico de símbolo Ti na tabela periódica, que conta com diversas propriedades interessantes para a indústria, já que é tão resistente mecanicamente quanto alguns aços.
É um metal dúctil, resistente à corrosão de diversos tipos, refratário e conta com resistência mecânica, estabilidade térmica e baixíssima reatividade, ou seja, é adicionado às ligas metálicas para que as mesmas tenham um alto desempenho. É biocompatível com tecidos humanos, e por isso é usado em protetores solares e cremes faciais e possui diversas aplicações médicas.
O que são metais de transição?
Os metais de transição recebem este nome por terem propriedades intermediárias entre os elementos metálicos, que ficam na parte esquerda da tabela periódica (metais alcalinas e alcalinos terrosos) e elementos não metálicos.
Eles se dividem em duas categorias: metais de transição externa e os metais de transição interna. Suas características são semelhantes às de outros metais: brilho dourado ou prateado, boa condutibilidade elétrica e térmica, amplo ponto de ebulição e fusão e ampla variação de dureza.
Os principais metais de transição são:
- Titânio;
- Vanádio;
- Cromo;
- Ferro;
- Cobalto;
- Manganês;
- Cobre;
- Níquel;
- Tecnécio;
- Molibdênio;
- Zircônio;
- Platina;
- Prata;
- Paládio;
- Ouro;
- Irídio;
- Tungstênio;
- Háfnio;
- Tantálio;
- Ródio.
Quais são os principais tipos de titânio que a Dustre trabalha?
Pensando em sempre oferecer o que há de melhor na usinagem e nas ligas, trabalhamos apenas com titânio de qualidade e com as variedades mais procuradas do mercado. As ligas de titânio são classificadas de acordo com a concentração dos elementos da liga, que são adicionados para modificar a sua estrutura e propriedades mecânicas.
Confira abaixo os principais tipos com os quais trabalhamos:
Titânio Grau 2
O titânio Grau 2 é um tipo de titânio comercialmente puro, um dos mais utilizados. Com mais de 99% de titânio em sua formulação, possui alta resistência a corrosão, alta condutividade térmica, baixa densidade, melhor razão força x peso para materiais resistentes a corrosão, flexibilidade e fácil conformação.
Titânio Grau 5
O titânio Grau 5 conta com boas propriedades de tração à temperatura ambiente, e também é resistente à fadiga e propagação de fissuras, o que torna a quebra de ligas e materiais menos frequente. Possui uma ótima resistência à corrosão em ambientes naturais e industriais, além de ser muito leve.
Vareta de titânio para solda
As varetas de titânio para solda são usadas em processos de soldagem do titânio puro ou em ligas de titânio que tenham a mesma composição química. Podem ser utilizadas, também, no processo de solda TIG e em alguns cuidados com a limpeza do combustível, e também, do local a ser soldado.
Dustre: somos especializados em titânio de vários tipos, ligas especiais, aços e forjaria industrial
A Dustre atua na distribuição de Ligas Especiais e na fabricação de peças e equipamentos sob medida, para aplicações em ambientes de alta temperatura, alta pressão e corrosão.
Nosso conhecimento específico da indústria, junto com o comprometimento da nossa equipe e estoque de qualidade nos permite fornecer de forma consistente e personalizada as soluções em aço e titânio que os nossos clientes precisam.
Nossos consultores capacitados estão sempre prontos a buscar as melhores soluções para a sua empresa.