Titânio (Ti): O que é, características, tipos e principais aplicações
Amplamente usado na indústria, o titânio está presente em nosso dia a dia, mesmo que na maioria das vezes de forma despercebida.
Ao longo deste artigo conheceremos melhor esse metal: o que é titânio, qual a sua importância, os principais tipos e aplicações. Acompanhe.
O que é titânio e quais são as suas características?
O titânio é um metal de transição considerado leve, amplamente usado na indústria, devido à sua resistência à corrosão. Esse metal demonstra toda a sua utilidade na produção de ligas fabris, entre elas as de vanádio e molibdênio. É muito útil para dar ênfase na resistência mecânica de máquinas variadas, e é um componente de valor para a indústria aeroespacial.
Suas principais características são a resistência ao calor, altas temperaturas e impactos mecânicos, podendo ser usado como um metal refratário; fácil de manipular, apesar de formar uma camada de óxidos quando exposto ao ar. Possui um aspecto branco, lustroso e metálico.
Qual é a importância do titânio?
O uso do titânio é de extrema importância para a indústria, pois se relaciona com as diversas aplicações às quais pode ser empregado. Sua importância vai além do uso da aplicação fabril, é usado na indústria de cosméticos, bem-estar, medicina, petroquímica e até mesmo na indústria aeronáutica.
Usado também na fabricação de catalisadores em vários segmentos, como a petroquímica e indústria química, o metal ainda é usado em peso na indústria automobilística, e também no setor agrícola. Além disso, o titânio é usado na medicina, na fabricação de implantes ortopédicos, craniofaciais, maxilofaciais, dispositivos cardiovasculares, instrumentos destinados para a odontologia e próteses.
Como é processado o titânio na indústria?
O processamento do titânio ocorre em quatro etapas que se complementam. As etapas têm em comum a redução do titânio a uma esponja, e em seguida, é efetuado o processo de aquecimento do titânio nesse novo estado, depois vem a fabricação primária da massa usada na indústria, onde surge a base para as chapas, placas, arames, etc. Por fim, na parte final do processo, chega a fabricação secundária, em que os materiais da fabricação primária são transformados em outros produtos.
Tipos de titânio
De acordo com a ASTM (American Society for Testing and Materials), o titânio puro e algumas ligas vendidas comercialmente podem ser classificados em graus. Os graus de 1 a 4 são considerados comercialmente puros, isto é, com baixos níveis de elementos substitucionais, enquanto os demais são ligas mais complexas com vasta aplicação na área industrial.
Aqui na Dustre trabalhamos com os seguintes tipos de titânio:
Titânio Grau 2
O titânio Grau 2 é um tipo de titânio comercialmente puro, um dos mais utilizados. Com mais de 99% de titânio em sua formulação, tem sua densidade em aproximadamente 50% das ligas de níquel e dos aços inoxidáveis.
Titânio Grau 5
O titânio Grau 5 conta com boas propriedades de tração à temperatura ambiente, e também, é resistente à fadiga e propagação de fissuras, o que torna a quebra de ligas e materiais menos frequente. Possui uma ótima resistência à corrosão em ambientes naturais e industriais, além de ser muito leve.
Dustre: somos especializados em titânio de vários tipos, ligas especiais, aços e forjaria industrial
Somos especializados em titânio, em ligas com o material em sua composição e nos mais variados tipos do metal, varetas de titânio TIG, titânio grau 2, grau 7, grau 9 e muito mais.
Temos em estoque os produtos de alto nível que a sua empresa precisa, como tubos, forjados, barras, chapas etc, feitos de titânio da mais alta qualidade. Todos os nossos produtos vão direto da fábrica para os distribuidores e indústrias e acabamento de metal.
Nosso maior compromisso é com o bom desempenho dos nossos produtos e com a satisfação dos clientes. Nossos consultores capacitados estão sempre prontos a buscar as melhores soluções para a sua empresa.
Como podemos te ajudar? Entre em contato.