O aço 4340 é uma liga à base de ferro contendo níquel, cromo e molibdênio. Essa liga de aço possui um teor de carbono relativamente alto – fazendo assim com que tenha uma alta resistência à tração, tenacidade e fadiga em comparação a outras ligas especiais.
Como o aço 4340 é um material que geralmente se encontra na condição recozido, tratamentos térmicos adicionais (têmpera em óleo e revenimento ou normalização e revenimento) podem produzir peças com resistência e resistência à fadiga ainda maiores.
O aço de liga 4340 pode ser tratado termicamente para obter alta resistência, mantendo bons níveis de tenacidade, resistência ao desgaste e resistência à fadiga, combinados com resistência de até 315 ºC.
Utilização do Aço 4340
O aço de liga 4340 pode ser usado em uma variedade de aplicações. Devido a sua tenacidade essa liga é bastante utilizada em maquinários pesados, especificamente para a fabricação de peças de transmissão, como eixos e engrenagens, veículos terrestres quanto para aeronaves comerciais e militares, caixas de motores de foguetes, vasos de pressão, fixadores, equipamentos de artilharia entre outros.
Confira os exemplos abaixo:
- Hidráulico
- Forjados
- Automotivo
- Aeronaves
O aço de liga 4340 é geralmente fornecido endurecido e revenido na faixa de tração de 930 – 1080 Mpa. Os aços 4340 pré-endurecidos e revenidos podem ser endurecidos superficialmente por têmpera por chama ou indução e por nitretação. Por terem uma boa resistência a choques e impactos, bem como resistência ao desgaste e à abrasão na condição endurecida.
Propriedade do Aço 4340
As propriedades do aço 4340 oferecem boa ductilidade na condição de recozido, permitindo que ele seja dobrado ou moldado. A soldagem por fusão e resistência também é possível com nosso aço de liga 4340.
O material 4340 é frequentemente utilizado onde outras ligas de aço não têm a temperabilidade para fornecer a resistência necessária. Para peças altamente estressadas é uma excelente escolha. A liga de aço 4340 também pode ser usinado por todos os métodos usuais.