Escolher os melhores materiais é um passo importante para empresas que desejam aumentar a produtividade e a eficiência para o seu cliente.
Além disso, observar as propriedades e as diferenças entre cada tipo de aço é fundamental para o comprador que busca o melhor para a sua casa.
O aço pode ser utilizado em diversos setores da indústria farmacêutica, alimentícia, frigorífica e até mesmo de cosméticos.
Devido às suas diversas utilidades, o surgimento de dúvidas como “aço carbono ou aço inox?” são muito comuns.
Se você também faz esse questionamento, continue a leitura para saiber mais sobre esses dois tipos de aço, qual é mais resistente e as principais propriedades de cada um.
Aço carbono ou aço inox: qual é mais resistente?
O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo.
O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono. Já o aço inox é formado por elementos como ferro, carbono, titânio e cromo, e a diferença na composição faz com que o segundo tenha mais força e dureza.
Mesmo que o aço carbono e o aço inox sejam extremamente conhecidos e utilizados, ainda existem muitas dúvidas relacionadas às suas semelhanças e diferenças. Sabendo disso, traremos as principais características das duas ligações metálicas.
A capacidade de se proteger da oxidação faz com que o aço inoxidável seja mais indicado para as indústrias alimentares, pois a ferrugem pode contribuir para a contaminação dos produtos desse setor.
Além disso, o aço inox é mais resistente a mudanças de temperatura, sendo interessante para indústrias químicas e farmacêuticas, pois mantém as suas características mesmo em ambientes não favoráveis a outras ligações metálicas.
Devido à sua maleabilidade, o aço carbono tende a ser mais utilizado em construções civis que necessitam de maior versatilidade – pois esse tipo de ligação tende a ter a sua forma modificada com mais facilidade que o aço inox, por exemplo.
Dessa maneira, é importante destacar que apesar de o aço inox ser mais resistente, as duas ligações metálicas podem ser muito úteis para a sua indústria. A escolha depende apenas do seu interesse com o material.
O que é aço carbono?
Esse metal é uma liga formada pela junção entre ferro e carbono, em concentrações variadas, que fazem com que o material tenha resistência reduzida ou aumentada.
Sendo composto apenas por esses dois elementos, o aço carbono perde em resistência, característica positiva em certas situações, é prejudicial em outras.
Esse tipo de aço, nas suas variadas concentrações, pode ser muito útil em construções civis e ideal para outros contextos.
Como usar o aço carbono?
Esse material pode ser utilizado de diversas maneiras, conforme a sua concentração de carbono e a sua resistência a impactos.
Dessa forma, o uso dessa ligação é extremamente indicado para o setor industrial, pela sua dureza e resistência, quando contém elevada quantidade de carbono.
Além disso, devido à sua versatilidade e as suas diferentes formas de uso, o aço carbono também pode ser muito útil para empresas que precisam de materiais com boa soldabilidade.
A ligação metálica pode ser importante em contextos de arquitetura decorativa, montagem de aparelhos de ginástica e também em diversos setores industriais que exigem resistência à corrosão, como o aeroespacial.
O que é o aço inox?
O aço inox é composto por ferro, cromo, carbono e níquel, componentes que o tornam mais resistente que grande parte das ligações metálicas.
Seu nome vem da palavra “inoxidável”, pois não sofre oxidação nem desgaste por meio do contato com outros elementos químicos.
Devido a essa característica, o aço inox não “enferruja” quando exposto ao ar ou à água como outros metais que não possuem resistência a esse processo químico.
A adição de cromo entre os elementos contribui para a formação de uma película protetora que torna o aço mais resistente e, dependendo da concentração adicionada, impermeável.
Existem três famílias de aço inox – veja a seguir as principais características de cada uma delas:
Austenítico
Essa família costuma ser usada para a composição de equipamentos industriais e produtos do ambiente doméstico.
Ferrítico
Possui resistência à corrosão, assim como o austenítico, e é geralmente utilizado em talheres.
Martensítico
Tem menor resistência à corrosão, mas em compensação, tem dureza elevada, sendo útil na composição de discos de freios e em outros elementos da indústria automobilística.
Ambas as ligações possuem características e utilidades diferentes, e por isso são complementares, perfeitas para o seu respectivo objetivo.
Dustre: somos especializados em aços inoxidáveis e aço carbono
A Duster é especializada no fornecimento de aços inoxidáveis e nas ligas de altíssima qualidade, como o aço carbono.
Temos estoque do melhor nível em tudo que a sua empresa precisa em aço – como tubos forjados, barras, chapas e muito mais. Todos os produtos comercializados são direto da fábrica para os distribuidores e indústrias do setor automotivo, arquitetônico, marinho, entre outros.
O nosso maior objetivo é entregar o melhor desempenho em todos os produtos, garantindo a satisfação dos nossos clientes. Os nossos consultores trabalham com paixão e atenção para encontrar as melhores soluções para a sua indústria.
A nossa experiência unida ao conhecimento sobre o mercado possibilita a entrega do serviço mais consistente e confiável para os nossos clientes!