Conheça os tipos de aço inox: Austeníticos, ferríticos e martensíticos
O aço inox é um material amplamente utilizado na indústria e em aplicações cotidianas, graças à sua alta resistência à corrosão, durabilidade e facilidade de limpeza. Existem diferentes tipos de aço inox, cada um com suas próprias características e propriedades únicas. Neste texto, vamos explorar os principais tipos de aço inox e suas diferenças.
Conheça os tipos de aço inox fornecidos pela Dustre
Cada tipo de aço inoxidável é adequado para diferentes aplicações, dependendo das suas propriedades específicas e do ambiente em que será utilizado. Os aços inoxidáveis no estado sólido têm uma estrutura cristalina microscópica. Os termos “ferrítico, martensítico e austenítico” referem-se à estrutura cristalina do metal. Cada um tem uma fase diferente que afeta as propriedades mecânicas e químicas do metal. Conheça agora sobre cada um deles.
Aço inox austenítico
Este é o tipo mais comum de aço inox, comumente usado em aplicações em que a resistência à corrosão é uma prioridade. Este tipo de aço inox é composto de cromo, níquel e molibdênio, o que o torna ainda mais resistente. Ele também é um aço não magnético e altamente resistente à deformação sob tensão. Os aços inox austeníticos são frequentemente utilizados em equipamentos de processamento de alimentos e produtos químicos, bem como em aplicações médicas.
Aço inox ferrítico
O aço inox ferrítico tem uma estrutura cristalina diferente do aço inox austenítico, o que lhe confere uma série de características únicas. Ele é altamente resistente à corrosão, mas não é tão resistente quimicamente quanto o aço inox austenítico. Já ele é um aço magnético, o que o torna útil em aplicações como eletrodomésticos e em peças automotivas. O aço inox ferrítico é frequentemente utilizado também em aplicações que necessitam de uma aparência mais atraente, como utensílios de cozinha e fachadas.
Aço inox martensítico
O aço inox martensítico é um tipo de aço inoxidável que pode ser endurecido por tratamento térmico, o que significa que ele pode ser temperado submetido ao processo de revenimento e envelhecimento para atingir alta resistência mecânica e dureza. Esse tipo de aço inox tem uma estrutura cristalina martensítica, que é obtida através de um processo de resfriamento rápido do metal fundido. Ele também é conhecido por sua alta resistência à corrosão e capacidade de manter a dureza em altas temperaturas, o que o torna adequado para aplicações que exigem alta resistência mecânica, como facas, tesouras, lâminas de corte, molas, entre outras.
Comparação entre os tipos de aço inoxidáveis
A principal diferença entre os tipos de aço inox é a sua resistência mecânica e estrutura cristalina, o que os torna adequados para diferentes aplicações. A composição química única e as propriedades metalúrgicas dos aços inoxidáveis ferríticos, austeníticos e martensíticos exigem diferentes tratamentos durante a soldagem ou usinagem. Somente depois de entender os diferentes requisitos de cada um dos tipos de aço, as indústrias podem otimizar seus processos para promover uma operação mais eficiente.