Trefilação

A trefilação, que também pode ser chamada de trefilagem, é como denominamos o processo de produção de arames, tubos e também de barras finas de metal. A trefilação é um procedimento industrial que proporciona uma significativa redução da seção da largura e assim o consequente aumento no comprimento do material.

A trefilagem é uma tração da peça por meio de um instrumento conhecido como trefila ou também de fieira. Esse instrumento possui um formato convergente.

Hoje em dia é possível aferir que a capacidade de aplicações do processo de trefilação é bastante amplo. Sendo assim esse processo pode ser usado para a produção de fios elétricos, produção de cabos, fabricação de cordas para instrumentos musicais, clipes de papel e também de aro para rodas de bicicletas.

De uma forma geral os processos de trefilação podem ser feitos na temperatura ambiente, no entanto, como as deformações que fazem parte do procedimento geralmente são significativas, é possível detectar um aumento nítido de temperatura no decorrer da trefilagem.

Trefilação de aço é um processo de conformação mecânica em que um material metálico é puxado através de uma matriz de trefilação para reduzir seu diâmetro e aumentar seu comprimento. No caso do aço, a trefilação é usada principalmente para produzir fios de aço com diâmetros menores e maior resistência à tração.

O processo de trefilação de aço geralmente envolve as seguintes etapas: o material metálico é aquecido a uma temperatura específica para torná-lo mais maleável; em seguida, é puxado através de uma série de matrizes de trefilação com diâmetros progressivamente menores até alcançar o diâmetro desejado; por fim, o material é resfriado e cortado em comprimentos adequados.

Tipos de processo de trefilação

A trefilagem, ou trefilação, pode ser feito em baixas temperaturas ou, em determinados casos, em temperaturas mais elevadas. A trefilação a frio é utilizada para os chamados metais Cúbicos de face centrado. Nesse caso o fio é manuseado de uma maneira que ele fique preso na tarracha de trefila. Desse modo ele pode ser puxado. Normalmente para esse procedimento são usados mais de uma tarraxa, pois assim o diâmetro pode ser reduzido de forma sucessiva.

No caso de trefilagem a frio é importante dar a devida para a lubrificação, pois sem a lubrificação adequada à máquina pode ficar sobrecarregada, causando um desgaste significativo. Por isso, a lubrificação, além de assegurar mais resistência para as tarraxas, possibilita que o acabamento de trefilagem fique bem melhor.

Um dos métodos para efetuar uma boa lubrificação é mergulhar o fio em uma solução de sulfato de cobre. O sulfato é um elemento que permite que uma camada de cobre possa funcionar como um eficiente protetor. Em determinados tipos de fio, o cobre possibilita que o fio não sofra o processo de oxidação, bem como estabelece uma satisfatória separação entre os fios.

Por sua vez, a trefilação a quente é utilizada para os chamados metais de cúbico de corpo centrado, uma vez que eles são considerados metais de pouca maleabilidade e por isso é recomendado que sejam aquecidos para assim sofrerem melhor o processo de trefilagem.

A UTILIZAÇÃO DAS FIEIRAS NA TREFILAÇÃO

As fieiras, que são os materiais utilizados para a trefilagem, são peças constituídas de uma carcaça composta por aço e por um núcleo central feito de um material dotado de bastante dureza. Para o núcleo apresentar essa rigidez ele é normalmente feito de um componente de tungstênio ou de diamante industrial, também conhecido como diamante industrial.

Esse tipo de diamante é utilizado normalmente nas fases iniciais do processo de trefilagem, já as fieiras feitas de diamante natural são usadas nas fases finais do procedimento. Para efetuar a trefilagem de fios mais finos é usado então um cristal de diamante simples.

A trefilação de aço é um processo importante em muitas indústrias, incluindo a fabricação de fios e cabos, produtos de metalurgia, componentes eletrônicos e de maquinaria, entre outros. Além disso, a trefilação pode melhorar as propriedades mecânicas do aço, como sua resistência à tração e à fadiga.

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