Você sabe a diferença entre forjamento livre e forjamento em matriz fechada?
Forjamento é o nome genérico de operações de formação mecânicas feitas com esforços de compressão sobre um material maleável, de tal maneira, que ele assume o perfil ou desenho da ferramenta de trabalho.
Ele é o mais antigo processo de conformar metais, originando-se do trabalho dos ferreiros muitos séculos antes de Cristo. O trabalho braçal do ferreiro foi substituído na Revolução Industrial e hoje em dia existem maquinários modernos com tecnologia de ponta de forjamento que são capazes de produzir peças que vão desde simples porcas, parafusos e alfinetes até as mais complexas como asas e turbinas de avião.
A maior parte dos forjamentos são realizados com um par de ferramentas de superfície côncava ou planas, chamadas de estampo ou matriz. A maioria das peças são feitas por forjamento a quente, mas algumas como parafusos, porcas, pinhões, engrenagens e pinos são produzidas pelo forjamento a frio.
Entre as vantagens do forjamento podemos destacar a maior resistência das peças, distribuição das fibras, melhoria da microestrutura e melhor acabamento superficial que a fundição.
O processo de forjamento se divide em duas grandes categorias:
-> Forjamento livre ou em matriz aberta;
-> Forjamento em matriz fechada, mais conhecido apenas como forjamento em matriz.
Você sabe a diferença entre eles? Continue lendo e confira.
O QUE É FORJAMENTO LIVRE OU EM MATRIZ ABERTA
O forjamento em matriz aberta consiste em operações relativamente simples de conformação por forjamento. Esse tipo de forjamento é conformado em matrizes de formatos simples ou planas que geralmente não se tocam.
É utilizado comumente para fabricar peças grandes e de formatos simples, tais como ferramentas agrícolas, talheres, eixos de navios, ganchos, turbinas, correntes, âncoras, alavancas e sempre em número pequeno. Ou ainda peças que posteriormente serão submetidas a operações de forjamento mais complexas.
Nesse tipo de forjamento é empregado matrizes abertas ou ferramentas especiais para obter peças acabadas de formas simples ou para redistribuir a massa de uma peça bruta para facilitar a obtenção de uma peça de formato mais complexo ou ainda para um posterior forjamento de matriz fechada.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA E EM MATRIZ FECHADA
No forjamento em matriz fechada o material é conformado entre duas metades da matriz, que estão gravadas em baixo relevo ou com impressões no formato que deseja formar a peça. Essa deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade semi-fechada ou fechada que permite que se obtenha peças menores do que o forjamento livre.
Confira as principais diferenças:
Características do forjamento livre ou em matriz aberta:
-> São mais simples em relação a forma da peça e a ferramenta;
-> São utilizadas para preparação peças relativamente mais simples ou para forjamento parcial;
Embora o forjamento livre esteja frequentemente relacionado com uso de peças maiores e de formatos simples, ele pode ser a opção final na personalização de componentes metálicos especiais.
Características do forjamento em matriz fechada:
-> A matriz está relacionada com o formato da peça;
-> Possibilita uma boa precisão dimensional e de formato das peças.
Para justificar o uso do forjamento em matriz fechada é necessário um grande volume para compensar o elevado custo. Além disso, nesse processo são utilizados materiais suficientes de modo que a cavidade seja inteiramente preenchida.
PROCESSO DE FORJAMENTO EM MATRIZ LIVRE
Conheça os principais processos de forjamento em matriz livreto. E cada um deles apresenta particularidades, confira.
Recalque
É a compressão direta do material entre um par de ferramentas sendo côncava ou plana. Esse processo tem o intuito de aumentar a secção transversal da peça e reduzir sua altura.
Estiramento
Ele aumenta o comprimento da peça às custa de sua espessura.
Encalcamento
Por meio de uma ferramenta ou ainda uma impressão adequada se reduz a seção de uma porção intermediária da peça.
Cunhagem
Costuma ser realizada a frio, empregando tanto uma matriz fechada quanto aberta, visando a produção bem definida na peça.
Caldeamento
É a produção entre a sondagem de duas superfícies metálicas, limpas e aquecidas que são colocadas em contato e submetidas à compressão.
APLICAÇÕES DO FORJAMENTO
De uma maneira geral, todos os materiais metálicos podem ser forjados. Desde que a liga esteja ajustada para obter a necessária conformabilidade. Porém, os mais utilizados nesse processo são aços, cobre, ligas de alumínio, ligas de níquel, cobre, magnésio ou titânio.
Aqui na Dustre, trabalhamos com o serviço de forjamento em matriz aberta e fechada. Confira todos os nossos serviços!