Usinagem

Dentre os muitos processos que fazem parte do meio industrial, encontra-se a usinagem, sendo particularmente especial e essencial a inúmeros segmentos. Mas em que consiste esse termo? A palavra usinagem designa um processo por meio do qual uma matéria-prima é capaz de tomar forma passando por máquinas ou ferramentas. É utilizada para produzir peças que vão compor automóveis, eletrodomésticos, equipamentos para a construção civil e até em situações mais simples e cotidianas, como a fabricação da cópia de uma chave, por exemplo.

Por meio desse procedimento é possível fabricar peças em série, ou seja, em grandes quantidades, por um custo baixo. Isso significa que ele possibilita que o maior princípio da indústria seja colocado em prática. Afinal, quando se fala em produção de peças e equipamentos, o que realmente interessa é produzir muito, em pouco tempo e seguindo um padrão de qualidade adequado.

Outra grande vantagem da usinagem, que faz com que ela permaneça como um procedimento básico nas indústrias é a possibilidade de fazer com que um bloco de matéria-prima sem forma nenhuma se transforme em uma peça de utilidade. Se você pensar bem, essa é a base para produzir qualquer coisa, desde um pequeno dispositivo eletrônico inserido em uma placa de computador, até grandes peças para o segmento naval, por exemplo.

A usinagem se divide em duas vertentes principais: a mecânica e a de precisão.

Usinagem mecânica

é aquela realizada por meio de equipamentos e ferramentas próprios da indústria metálica, como por exemplo, as furadeiras, retificadoras, fresadoras.

Usinagem de precisão

nessa categoria, a matéria-prima se transforma graças à ação das chamadas CNC, ou seja, máquinas cujos comandos são computadorizados. O profissional programa essa máquina de acordo com as dimensões, proporções e demais características da peça que deverá ser produzida e a máquina executa seus comandos. A precisão oferecida por uma máquina CNC pode chegar a 1 mícron. Esse é um procedimento mais moderno e que vem ganhando cada vez mais espaço.

Outras formas de usinagem

Existem algumas formas bem elementares de usinagem, como a perfuração e o torneamento, ambos da primeira categoria descrita acima. Esse último é um dos processos industriais mais antigos que existem. Nele, o profissional da metalurgia coloca a matéria-prima sobre um equipamento conhecido como torno. O torno, por sua vez, vai girar e assim moldar e cortar aquele material até que ele adquira a forma pretendida.

Outro método que também é mecânico é a fresagem, utilizado para usinar peças de metal. Uma máquina fresadora é composta por dispositivos de metal que cortam a matéria-prima, também de origem metálica.

A usinagem, embora seja essencial, é apenas uma das etapas de produção de uma peça. Tudo começa com o projeto, em que essa peça é desenhada por um projetista segundo a encomenda de um cliente. Depois, ela vai ser confeccionada na indústria, receber os retoques, acabamentos e correções, antes de ir para a produção em série, se for esse o caso. Algumas vezes, é necessário produzir uma única peça específica, outras, a confecção do mesmo objeto se repete por anos.

Serviços relacionados

Entre em contato
e peça já seu orçamento

Solicite já um orçamento