O alívio de tensões consiste em um procedimento que tem como principal função a obtenção de uma espécie de “rearranjo” em discrepâncias causadas por processos em que o aço tenha sido utilizado anteriormente.
Geralmente, o alívio de tensão é necessário após procedimentos de usinagem, soldas e outros capazes de alterar a microestrutura que forma os aços. Quando esse processo não é realizado, a peça pode torcer, empenar ou até mesmo trincar – uma vez que ela fica muito mais frágil, considerando que suas macro tensões, naturalmente elásticas, são rompidas em meio a determinados procedimentos.
A seguir, confira mais informações sobre como o alívio de tensão é realizado e quais são os seus principais resultados.
Sobre o procedimento de alívio de tensão
O alívio de tensão ocorre já no início de procedimentos de recozimento. A temperatura média deste processo é de 600 a até 680 graus célsius, sendo ele seguido de um resfriamento lento.
Outros procedimentos de tratamento térmico, como é o caso do revenimento e da normalização, por exemplo, também podem conferir ao aço alívio de tensão. Eles costumam ser os preferidos quando as microestruturas do aço tenham sido alteradas a partir de outros processos (que não a usinagem, solda e outros já mencionados anteriormente).
No alívio de tensão o forno é pré-aquecido em uma temperatura razoavelmente baixa. Caso a temperatura seja alta, o procedimento não ocorre – e as tensões, inclusive, podem acabar sendo intensificadas.
O procedimento é recomendado em aços que passaram por conformação a frio, tratamentos em têmperas, procedimentos de usinagem, soldagem ou demais processos de manufatura. As tensões internas, em todos os casos, podem diminuir a tenacidade, resistência e ductilidade do aço tornando-o fraco e inútil para desempenhar uma grande variedade de atividades. Para resgatá-las, agora você já sabe: é necessário apostar no alívio de tensões.
Mas afinal, como o procedimento de alivio de tensões funciona?
O alívio de tensão ocorre então da seguinte forma: primeiramente, o aço deve ser aquecido de modo uniforme – ou submetido a processos que levam a tensões residuais (como os já destacados). A temperatura de aquecimento deve ser sempre inferior à temperatura crítica do aço em questão. Em seguida é realizado o resfriamento, que assim como o aquecimento, deve ser controlado e totalmente uniforme. O objetivo deste procedimento é evitar alterações nas microestruturas dos aços.
Neste sentido, o alívio de tensão, como seu próprio nome já nos dá a entender, visa eliminar as tensões do tipo residuais do aço, assim como possíveis distorções. Caso esse procedimento não seja realizado, trincas podem surgir no aço, sendo elas conhecidas como ‘trincas de têmpera’.
Quais são os resultados do alívio de tensão?
O alívio de tensão não é um procedimento capaz de alterar uma peça que já possui defeitos. Porém, ele é capaz de promover alterações na microestrutura do aço, fazendo com que ele tenha maior ductilidade, estabilidade e dureza.
Além disso, desde que a temperatura escolhida para o procedimento seja correta, o alívio de tensões também se torna resistente a trações e a impactos de modo geral.
Digite seu nome abaixo para iniciar a conversa com nosso atendimento via WhatsApp.