Todas as ligas especiais de aço, suas barras de todos os formatos e espessuras, ou quaisquer outros produtos que são desenvolvidos a partir delas, devem seguir normas rigorosas de fabricação com o intuito de garantir sua procedência, qualidade e resistência e impacto.
Afinal, cada uma das ligas especiais produzidas em fábricas recebe uma nomenclatura que garante qual é sua composição e se está de acordo com as necessidades de produção da indústria.
Todas as barras, chapas e outros formatos de ligas especiais são vendidos para produzir os mais diversos tipos de produtos, como por exemplo, facas, tesouras, material cirúrgico, talheres, equipamentos e muitas outras coisas.
Veja a seguir todas as informações a respeito dos ensaios e normas vigentes que asseguram a resistência ao impacto de cada um dos materiais produzidos.
Resistência ao Impacto
Todas as normas de produção no Brasil são desenvolvidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Apesar de ser uma instituição privada e sem fins lucrativos, toda as normas que a ABNT apresenta ao mercado são aceitas pelo Governo Federal.
A ABNT também é membro da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), da International Organization for Standardization (ISO), da e da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Ou seja, todas as normas devem ser seguidas para garantir a sua conformidade com as necessidades da indústria brasileira e do mundo como um todo.
Por isso, somente empresas que desenvolvem produtos dentro das condições indicadas nas normas podem exportar para outros países, inclusive o impacto.
Há normas da ABNT para os mais diversos fins, inclusive a respeito da resistência ao impacto que ligas especiais de aço devem apresentar para que sejam seguros para a produção dos produtos finais. A norma que garante esta característica específica é a NBR 6157 – de dezembro de 1980.
Saiba a seguir, tudo sobre a ABNT NBR – 615 – Materiais metálicos – Determinação da resistência ao impacto em corpos-de-prova entalhados simplesmente apoiados.
A norma ABNT NBR 615
Esta norma tem como objetivo principal aferir e garantir qual é a resistência de impacto dos materiais metálicos, principalmente os de aço e suas ligas especiais. Não se aplicam a esta norma, materiais que possuam baixa resistência, como por exemplo, o ferro fundido.
Através de testes e ensaios rigorosos realizados em laboratório, os materiais que levam o selo de aprovação da ABNT devem apresentar resistência ao impacto de acordo com o indicado, dentro da temperatura ideal e diversas outras informações.
As empresas que possuem os selos da ABNT, portanto, são capazes de garantir a qualidade do material e as empresas que adquirem podem ficar tranquilas sabendo que estão garantindo uma produção de qualidade, que atenda todas as necessidades de qualidade do produto final.
Comprar produtos de empresas sérias, comprometidas e que se preocupam com a satisfação total dos clientes, é primordial. Principalmente quando se trata da compra de uma matéria-prima tão importante quanto barras ou chamas de ligas especiais de aço.
Em caso de dúvidas a respeito desta e outras normas que se aplicam às ligas especiais de aço, entre em contato com nossos especialistas.
Digite seu nome abaixo para iniciar a conversa com nosso atendimento via WhatsApp.