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Os aços-liga, também conhecidos como aços especiais, são ligas de aço carbono e ferro que contam com a adição de outros elementos químicos, tais como cromo, tungstênio, níquel, molibdênio, manganês, silício, vanádio, alumínio, cobalto, fósforo e outros.
A Liga de Aço F11 é assim designado uma vez que ele possui algumas características igualmente especiais, tais como maior dureza e elasticidade e resistência a procedimentos de corrosão, oxidação e tração. Esses atributos fazem com que os aços-liga se tornem mais recomendados que os aços carbono comuns em determinadas aplicações.
Nos dias de hoje, a liga F11 faze parte de uma grande gama de aplicações em segmentos industriais variados – como na indústria petroquímica, aeronáutica, automobilística, petrolífera e indústrias de óleo e gás, por exemplo.
Construtoras navais ou civis também os utilizam em grande parte de seus procedimentos que necessitam de resistência à corrosão, tração ou oxidação.
Uma característica interessante e exclusiva aos aços-liga é que a soma de todos os elementos de sua composição química (como carbono, manganês, enxofre, silício, fósforo e outros) não pode ultrapassar 6%.
A seguir, vamos conferir um pouco mais sobre este aço-liga, um dos principais representantes dos aços especiais.
| Composição | |||||||||
| Elemento | C | Mn | P | S | Si | Ni | Cr | Mo | _ |
| Mín. (%) | 0,05 | 0,3 | 0 | 0 | 0,5 | _ | 1 | 0,44 | |
| Máx. (%) | 0,15 | 0,6 | 0,03 | 0,03 | 1 | _ | 1,5 | 0,65 | |
| Propriedades | |||||||||
| Tipo | Física | Térmica | Elétrica | ||||||
| Medida | Densidade | Ponto de fusão | Tempetura de serviço | Condutividade térmica | Calor específico | Coeficiente de expansão térmica | Calor latente de fusão | Resistividade elétrica | Potencial galvânico |
| Unidade | g/cm3 | °C | °C | W/m.°C | J/kg.°C | µstrain/°C | kJ/kg | µohm.cm | V |
| Mín. | |||||||||
| Máx. | |||||||||
| Propriedades Mecânicas | |||||||||
| Medida | Módulo de elasticidade | Tensão de escoamento | Tensão máxima | Alongamento | Tensão de compressão | Módulo de flexão | Tensão de flexão | Dureza | |
| Unidade | GPa | MPa | MPa | % strain | MPa | GPa | MPa | HV | HB |
| Mín. | 0 | 0 | 0 | 121 | |||||
| Máx. | 30 | 60 | 20 | 174 | |||||
| Norma | Especificações | ||||||||
| UNS | K11597 | ||||||||
| US | _ | ||||||||
| EM | _ | ||||||||
| EM | _ | ||||||||
| ISO | _ | ||||||||
| GB (Chinesa) | _ | ||||||||
| JIS (Japonesa) | _ | ||||||||
| Recomendações | |||||||||
| Tratamento Térmico – | |||||||||
| Trabalho a frio – | |||||||||
| Soldagem – | |||||||||
| Similares – | |||||||||
| Corrosão PREN(numero de resistencia equivalente ao pite) | |||||||||
| Carbono Equivalente – 4 – 5,17 |
O aço-liga F-11 tem como principal característica a forte resistência a procedimentos de choque, abrasão e corrosões de modo geral.
| Composição | |||||||||
| Elemento | C | Mn | P | S | Si | Ni | Cr | Mo | _ |
| Mín. (%) | 0,05 | 0,3 | 0 | 0 | 0,5 | _ | 1 | 0,44 | |
| Máx. (%) | 0,15 | 0,6 | 0,03 | 0,03 | 1 | _ | 1,5 | 0,65 | |
A composição química do aço-liga F-11 é a seguinte: mínimo de 0,05 e máximo de 0,15% de carbono; máximo de 0,3 de fósforo; entre 0,3 a 0,6% de manganês; entre 0,5 a 1% de silício, 0 de níquel, entre 1 a 1,5% de cromo e entre 0,4 a 0,65% de molibdênio.
Outro atributo da liga especial que merece destaque são as suas ótimas propriedades mecânicas, como boa elasticidade, ótima dureza e bom alongamento.
-> Graças ao cromo, este aço liga possui ótima dureza e pode ser utilizado em procedimentos com elevadas temperaturas. Neste sentido, ele pode ser utilizado em: tratamentos de superfícies, instrumentos cirúrgicos, fabricação de válvulas, hastes, porcas, molas, eixos, parafusos e assim por diante;
-> Já o manganês é o que permite que o aço-liga F-11 seja utilizado na fabricação de parafusos, pinos, semieixos e molas helicoidais ou semielípticas (específicas para veículos). Não à toa, ele conta com boa aplicação na construção civil.
-> O silício aumenta a resistência e a dureza do aço-liga mesmo quando em exposição a alguns tipos de ácido. Além disso, o aço liga se torna um bom aliado em motores, transformadores, alternadores e em demais equipamentos que demandam de eletricidade.
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