A laminação é uma etapa muito importante na fabricação de produtos a partir de ligas especiais de aço. É através dela que se define o formato e a espessura das barras vendidas.
Por isso é desenvolvida com total atenção dentro das fábricas, com equipamentos de última geração que além da temperatura perfeita, também garantem a qualidade final do processo e a satisfação dos clientes.
Para que todo o processo seja realizado da forma correta e de acordo com as necessidades de cada área da indústria, são necessários equipamentos especiais. Como por exemplo, fornos de reaquecimento, laminadores acabadores e laminadores desbastadores.
É o tipo de laminação das ligas especiais de aço que definem o formato do produto final, que pode ser de barras redondas, sextavadas, quadradas, totalmente chapadas ou até fios de máquinas.
Sem o processo de laminação, a qualidade de cada uma das barras pode ficar comprometida, além disso, a produtividade e a agilidade também podem diminuir drasticamente, afetando a quantidade de barras produzidas pela indústria.
Portanto, trata-se de uma etapa de grande importância para a indústria e que garante vantagens para ambas às partes. Ou seja, tanto para quem produz, quanto para os clientes que adquirem os produtos resultantes de ligas especiais de aço.
Além disso, alguns tipos de perfis mais complexos e bastante utilizados são praticamente impossíveis de serem produzidos sem que sejam submetidos a este tipo de processo.
A laminação é um processo no qual o material (liga especial de aço) é submetido á pressão de dois rolos giratórios, que comprimem o material de tal forma, garantindo a espessura e o formato previamente definidos.
Pode ser realizada em altas temperaturas, chamada de laminação a quente ou à temperatura ambiente, chamada também de laminação a frio. A laminação a quente costuma facilitar a produção de espessuras menores, já que amolece o material mais rapidamente. Quando realizada a frio, também pode apresentar resultados excelentes, tudo vai depender do tipo de liga especial de aço utilizada e do final desejado.
Atualmente no mercado há diversos tipos de laminadores, sendo que os mais comuns apresentam apenas dois rolos do mesmo tamanho e que ficam em contato direto com o material.
Há ainda os laminadores com quatro rolos combinados, nos quais somente dois estão em contato direto com as ligas especiais de aço, os com diversos rolos. Cada um deles apresenta suas vantagens e benefícios e poderá ser utilizado de acordo com a necessidade de cada indústria.
O tipo também muda de acordo com o tipo de liga especial de aço. Algumas delas precisam obrigatoriamente ser feitas a quente para garantir o melhor acabamento, enquanto outras precisam ser realizadas a frio para conseguirem o máximo em qualidade.
Após o processo de laminação nos equipamentos, todos os materiais precisam passar por uma análise de garantia de qualidade. Somente depois de uma inspeção detalhada, os materiais são entregues para os clientes, assegurando que as barras não possuem falhas ou problemas.
Digite seu nome abaixo para iniciar a conversa com nosso atendimento via WhatsApp.