A invenção do laser impactou a usinagem pelas novas possibilidades tecnológicas que trouxe. Entre as vantagens do uso para indústrias está a precisão de corte, muito maior do que as das técnicas tradicionais. Com ele é possível criar com perfeição peças de design complexo.
Além da precisão de corte, o laser também garante um acabamento perfeito. Por causa disso, a indústria cada vez mais utiliza a tecnologia. Ele é recomendado principalmente a fábricas que precisam produzir peças com formas complicadas e acabamentos livre de rebarbas do corte.
Devido à alta qualidade das peças fabricadas, e da forma avançada de operação, as máquinas a laser têm um custo bastante alto. Isso não impede o aumento constante da procura por elas. Hoje em dia ele é usado na produção de grande escala. Ele é usado na produção de:
O serviço de corte a laser é uma tecnologia que utiliza um feixe de laser para cortar materiais em diversas formas e tamanhos. Essa técnica é utilizada em diversas indústrias, como a automotiva, aeroespacial, de eletrônicos, joalheria, e muitas outras.
O corte a laser é altamente preciso e eficiente, pois utiliza um feixe de laser altamente concentrado e direcionado para cortar materiais com extrema precisão e detalhe. Além disso, ele permite o corte de uma ampla gama de materiais, como metal, madeira, plástico, vidro, couro e tecidos, entre outros.
Uma das principais vantagens do corte a laser é a sua capacidade de produzir peças complexas com alta qualidade e rapidez. O processo é controlado por computador, o que permite a criação de designs altamente precisos e personalizados. Além disso, o corte a laser é altamente seguro, pois elimina o contato direto com a peça, reduzindo assim o risco de danos ou ferimentos.
O laser é a forma com a qual podemos amplificar a luz através de uma emissão estimulada de radiação. Utiliza-se para isso dois meios, sólido e gasoso, representado pelo rubi e o CO2. Por ter uma potência maior de corte, o CO2 é o mais usado na usinagem.
Em 1916, Albert Einstein pôde prever o funcionamento do laser através da Lei de Planck. O primeiro projeto com base na teoria foi feito em 1953, por cientistas americanos. Eles criaram o maser, cuja função era muito similar a do laser como conhecemos.
Mais tarde, dois cientistas russos, Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov, estudaram esses princípios. Eles contribuíram ao desenvolvimento do laser quando conseguiram emitir um raio em uma frequência visível.
Em 1960, o físico americano Theodore Maiman conseguiu emitir uma luz concentrada. Ele usou da estimulação de átomos de rubi, criando a primeira tecnologia que podemos chamar a laser.
A partir disso, a tecnologia começou a ser estudada para ser aplicada em diversas funções, como:
A tecnologia foi adotada rapidamente, e seu uso foi alargado devido à praticidade e ao custo-benefício. Certas peças precisam de cortes bastante específicos, que custariam muito caro com outros procedimentos.
Além disso, os processos tradicionais não dariam conta de realizá-los com perfeição. O laser passou a cobrir grande parte dos projetos desde então.
Ele também permite que as indústrias façam pequenas mudanças no projeto das peças. Normalmente, uma mudança assim comprometeria toda a linha de produção. Mas devido à eficiência de corte e a rápida programação, é possível resolver esse problema em minutos.
Há ainda as vantagens em relação à segurança. Os operadores podem realizar o trabalho sem ter contato direto e a máquina. Como não é necessária uma interação, problemas técnicos obtidos de erros humanos também são evitados.
A tecnologia não só garante um alto nível de precisão e um excelente acabamento. O procedimento também permite que façamos peças em forma de figuras:
Além disso, garante alta velocidade de corte.
O serviço de corte a laser é amplamente utilizado em diversas áreas da indústria. Por exemplo, na indústria automotiva, ele é utilizado para cortar peças precisas para motores, chassis e carrocerias. Na indústria aeroespacial, ele é usado para cortar peças para a construção de aeronaves, incluindo turbinas, fuselagens e asas. Na indústria de eletrônicos, ele é utilizado para produzir peças precisas para dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores.
Além disso, o corte a laser também é utilizado em muitas outras áreas, como na produção de joias, decoração de interiores, produção de produtos personalizados, e muito mais.
Em resumo, o serviço de corte a laser é uma tecnologia inovadora e versátil que oferece inúmeras vantagens em termos de precisão, eficiência, segurança e qualidade. Se você está procurando por uma solução personalizada e de alta qualidade para suas necessidades de corte, o corte a laser pode ser a escolha certa para você.
Saiba mais sobre os Cortes da Dustre
Digite seu nome abaixo para iniciar a conversa com nosso atendimento via WhatsApp.