Titânio GR 9

Fornecemos com toda a certificação necessária da matéria prima.

titânio GR 9 possui um dos mais elevados graus de titânio já comercializados, motivo pelo qual ele é amplamente utilizado em ambientes industriais como um todo. Entre as principais características deste material podemos destacar suas ótimas propriedades mecânicas, aplicação eficiente em procedimentos de ductilidade e altíssima resistência a corrosões (como à corrosão causada pela água do mar, por exemplo).

A seguir, confira maiores informações sobre o titânio GR 9 e suas aplicações na indústria.

Composição
Elemento Ti C Fe Mn Ni P O H N
Mín. (%) 99,325 0 0 _ _ _ 0 0 0
Máx. (%) 0,08 0,03 _ _ _ 0,25 0,015 0,3

PRINCIPAIS ATRIBUTOS DO TITÂNIO GR 9

O titânio de nono grau é recomendado principalmente para atividades em alto mar, uma vez que resiste com eficácia a corrosões causadas por soluções salinas/água do mar. Suas propriedades mecânicas, inclusive, são ainda mais elevadas do que quando em comparação a maioria dos aços inoxidáveis.

O titânio GR 9 resiste a corrosões sob tensão, corrosões por frestas ou de erosão e corrosões em ambientes com gases ácidos, água do mar, ácidos oxidantes, gás cloro úmido, sais inorgânicas, salmouras, compostos de enxofre, ácidos orgânicos ou inorgânicos e outros.

Ele também possui baixa expansão térmica e é recomendado para o controle de texturas de cristal. Além disso, o material possui ótima soldabilidade e moldabilidade.

Sendo assim, outras características sobre o titânio GR 9 que também merecem destaque são as seguintes:

-> Boa flexibilidade;
-> Leveza;
-> Baixa densidade, sendo ela de, em média, 4,5 g por cm³;
-> Ótima conformação;
-> Boa relação de peso x força quando aplicado em materiais resistentes à corrosão.

Atualmente, o titânio GR 9 pode ser comercializado em forma de fios, chapas, parafusos, tubos, barras e até mesmo peças especiais (feitas sob medida com base em necessidades industriais específicas).

Os elementos químicos que compõem o titânio GR 9 são os seguintes: 99,3% de titânio; 0,08% (máximo) de carbono; entre 0 a 0,03% de ferro; 0,25 (máximo) de oxigênio; máximo de 0,015% de hidrogênio e entre 0 a 0,3% de azoto.

A baixa concentração de oxigênio encontrada no titânio GR 9 é a grande responsável por sua biocompatibilidade. De modo geral, todos os graus de titânio contam com essa característica.

Aplicações do titânio GR 9

O titânio de nono grau é aplicado principalmente nos seguintes procedimentos/ambientes:

-> Indústrias de gás natural e petrolíferas: neste caso, o titânio é utilizado principalmente em ambientes com cloreto, como para a manipulação da água do mar, por exemplo;

-> Em refrigeradores, trocadores de calor e demais equipamentos neste sentido. Esses trabalhos são geralmente realizados em refinarias, plataformas petrolíferas, indústrias de processo, indústrias químicas ou demais espaços que utilizam água do mar ou água clorada como refrigerantes;

-> Usinas petroquímicas ou refinarias: especificadamente, aqui o trabalho do titânio é em tubos que levam altas quantidades de ácidos sulfuretos ou cloretos;

-> Em tubos, salmouras ou outros com alta salinidade – como em trocadores de calor utilizados em poços geotérmicos, por exemplo;

-> Para procedimentos de dessalinização e em processos químicos como um todo;

-> Em indústrias de papel e celulose – principalmente em processos de branqueamento;

->Aplicação em tanques e em equipamentos térmicos ou de galvanoplastia.

Produtos relacionados

Entre em contato
e peça já seu orçamento

Solicite já um orçamento